Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

6 mistérios da Física que ainda não foram resolvidos


6 mistérios da Física que ainda não foram resolvidos

Engana-se quem pensa que a época das grandes descobertas já passou. Ainda hoje, muitas questões continuam sendo mistérios para a ciência.

Universo está repleto de mistérios inexplicáveis (Fonte da imagem: NASA)
De acordo com as lendas que circulam pelo meio científico, o físico britânico Lord Kelvin teria dito, em 1900, que não havia mais nada para ser descoberto pela Física naquela época e que, a partir de então, a ciência só poderia ser aperfeiçoada, com medições cada vez mais precisas. Porém, bastaram algumas décadas para que a declaração de Kelvin fosse refutada.
Durante a primeira metade do século XX, os alicerces da Física Quântica começaram a ser construídos por nomes de peso, como Einstein, Planck, Bohr e Heinsenberg. Depois disso, ninguém se arriscou a repetir que já sabemos tudo sobre o universo. E, cada vez mais, avanços científicos abrem áreas novas, que precisam ser entendidas.
Quer uma prova? Pois então vamos a alguns mistérios que ainda não são completamente compreendidos pela ciência.

1. Energia escura e o nosso universo

Mesmo que a gravidade empurre tudo para o centro do nosso universo, ele continua se expandindo. Para explicar isso, astrofísicos sugeriram a presença de uma energia invisível e que se contrapõe à força da gravidade.
Conhecida como energia escura, essa constante cosmológica é tida como uma propriedade inerente do próprio espaço. À medida que o espaço se expande, mais espaço é criado e, consequentemente, mais energia escura.
E não é só isso. Com base nas observações da taxa de expansão do universo, cientistas estimam que mais de 70% do universo é composto por energia escura. Entretanto, ninguém sabe como constatar de fato a presença dessa energia.

2. Matéria escura compõe 84% do universo

Mais uma curiosidade sobre o nosso universo: 84% da matéria presente em nosso universo não emite e sequer absorve luz. A matéria escura, como é chamada, não pode ser vista diretamente e ainda não pôde ser detectada de maneira indireta. Porém, cientistas acreditam na existência dessa matéria graças aos efeitos gravitacionais que atuam na radiação e estrutura do universo, além da matéria visível.
Matéria escura, em azul, circulando a Via Láctea (Fonte da imagem: ESO/L. Calçada)
Acredita-se que esse tipo de matéria seja composta por partículas conhecidas como WIMPs, acrônimo que significa “Weakly Interacting Massive Particles”, ou seja, “Partículas Massivas de Interação Fraca”, em tradução livre. Porém, até o momento, nenhuma dessas partículas foi detectada.

3. Existem universos paralelos?

Expansão e criação de novos universos: o X vermelho indica o fim da inflação (Fonte da imagem: Starts With a Bang)
E como se já não tivéssemos problemas suficientes aqui na Terra, cientistas surgiram com o conceito de multiverso, ou seja, diversos universos paralelos coexistindo sem que um tenha contato com o outro. Se quiser saber mais sobre uma das teorias que corroboram essa ideia, leia o artigo “Universos paralelos: afinal, que piração é essa?”.

4. Por que tem mais matéria do que antimatéria?

Essa é uma das perguntas cuja resposta está longe de ser respondida. Sabemos que, quando uma partícula de matéria se encontra com sua contraparte, as duas desaparecem. Entretanto, muitos acreditam que, durante o Big Bang, a mesma quantidade de matéria e antimatéria foi formada.
Mas se isso realmente acontecesse, prótons teriam sido aniquilados com antiprótons, nêutrons com antinêutrons e assim por diante. O universo não teria sido criado e você não estaria aqui, lendo este artigo. Por isso, há a especulação de que exista muito mais matéria do que antimatéria no universo. Mas, se isso for verdade, ninguém sabe explicar como ou por que tudo aconteceu dessa forma.

5. O destino do universo

O universo está em expansão. Mas esse processo terá um fim? Bem, existem algumas respostas para essa possibilidade e, basicamente, ela depende de uma variável cujo valor é desconhecido: a medida da densidade de matéria e energia no espaço. Com base nisso seria possível estipular, com clareza, a forma do universo.
Energia escura pode definir o futuro do universo (Fonte da imagem: NASA)
O universo pode ser fechado, como a forma de uma esfera e, caso não haja a tal energia escura, ele eventualmente começará a encolher novamente, num processo inverso ao do Big Bang e conhecido como Big Crunch. Caso a energia escura exista de fato, esse universo esférico se expandirá eternamente.
De maneira alternativa, pode ser que o universo seja curvo e aberto, como a superfície de uma sela para montar cavalos. Se esse for o caso, o universo pode estar caminhando para dois processos conhecidos como Big Freeze e Big Rip, ou seja, primeiro, a aceleração do universo fará com que ele acabe desfazendo galáxias e estrelas, deixando matéria fria e abandonada. Depois, a aceleração cresceria tanto que poderia até mesmo superar a força que mantém os elementos de um átomo em seus devidos lugares, destruindo-o completamente.
Linha do tempo do nosso universo, desde o seu surgimento (Fonte da imagem: NASA)
Para finalizar, o universo pode ter uma estrutura planar, de maneira similar a uma mesa que se expande para todas as direções. Caso a energia escura não exista nesse modelo, o universo reduziria a aceleração de sua expansão aos poucos, até parar completamente. Mas se a energia escura existir, tudo terminaria sendo destruído com o Big Rip.

6. Medições destroem ondas quânticas

O mundo subatômico é estranho. As leis da Física são outras e tudo se comporta de maneira bastante esquisita para os nossos padrões. Para começar, as partículas não se comportam como pequenas esferas, mas como ondas que ocupam certa área. Sendo assim, propriedades como localização e velocidade de uma partícula são medidas em probabilidades, um intervalo de valor que a partícula pode ocupar.
Porém, o inesperado acontece quando alguém tenta medir com exatidão uma de suas propriedades: a partícula deixa de ser uma função de onda e passa a ter uma só localização ou velocidade, por exemplo. Mas como e por que essa onda se desfaz, ninguém sabe.

Você já ouviu falar na sinistra Bíblia do Diabo?


Você já ouviu falar na sinistra Bíblia do Diabo?

Conheça a história do lendário livro que supostamente foi escrito depois de um pacto com o demônio.

Você já ouviu falar na sinistra Bíblia do Diabo?
Muitas vezes a ficção é muito mais interessante do que a realidade, e um bom exemplo disso é a história sobre a sinistra “Bíblia do Diabo”. Reza a lenda que no século XIII, na região que hoje corresponde à República Tcheca, um monge foi condenado à morte por cometer uma grave infração contra as regras do mosteiro no qual vivia. Mais precisamente, o sacerdote seria emparedado vivo em um quarto.
Para escapar da condenação, o monge decidiu fazer um trato com seus superiores, propondo que o seu crime fosse perdoado em troca de que ele produzisse uma cópia da bíblia — e de diversos outros escritos — à mão em apenas uma noite. Tal façanha seria muito, muito difícil de conseguir nos dias de hoje, com toda a tecnologia disponível, então, imagine só no século XIII, quando tudo era feito à luz de velas e com o uso de tinta, penas e pergaminhos!

Pacto impensável

Os superiores concordaram, pois, se o monge não cumprisse com o acordado — o que era óbvio —, ele seria sentenciado. Porém, se produzisse o material prometido em tão pouco tempo, isso seria um milagre que, por sua vez, atrairia milhares de peregrinos (e muito dinheiro) para o mosteiro. No entanto, o monge logo percebeu que jamais conseguiria terminar a tarefa à qual se havia proposto, decidindo fazer o impensável: um pacto com o diabo.
Pelos seus serviços, o príncipe das trevas não só pediu a alma do monge em troca do livro, senão que exigiu que um assustador e enorme retrato seu fosse incluído na obra. No dia seguinte, conforme prometido, o livro estava pronto. O sacerdote foi perdoado e o volume ficou conhecido como “Codex Gigas” — de “Livro Gigante” — ou A Bíblia do Diabo.

Trabalho de um homem só

O códice possui mais de 90 cm de altura por mais de 50 de largura, além de medir mais de 20 cm de espessura e de pesar perto de 75 quilos. Trata-se do maior manuscrito medieval de que se tem notícia, e suas páginas são feitas de pele de vitelo e de asno. A bíblia, além do famoso retrato do maligno, também contém o novo e o velho testamento, assim como um calendário, textos médicos e uma antiga enciclopédia. No entanto, várias páginas desapareceram.
Há que acredite que os textos faltando continham informações sinistras demais para serem lidas, e por isso foram removidos. Além disso, durante os seus vários séculos de existência, o Codex Gigas mudou de mãos várias vezes, e até sobreviveu — com alguns danos irreparáveis — a um incêndio, o que também poderia explicar o desaparecimento de algumas se suas páginas.

Lenda

Segundo os especialistas, o livro realmente parece ter sido escrito por uma única pessoa, mas em vez de ser produzido em apenas uma noite, o habilidoso escriba deve ter levado mais de 20 anos para concluir o trabalho. Além disso, uma pequena dedicatória — “Hermanus Inclusus” ou “Herman, o recluso” ou ainda “Herman, o enclausurado” —, ao final do manuscrito também dá algumas pistas sobre a suposta condenação do monge.
Assim, o mais provável é que o sacerdote realmente tenha sido condenado (ou se condenado) à clausura — e não a ser emparedado — por toda a vida, para se dedicar integralmente à produção do códice. Hoje a Bíblia do Diabo se encontra preservada na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo, e você pode vasculhar as páginas desse incrível manuscrito medieval a partir deste link.

Conheça a inexplicável lenda das pegadas do Diabo

O ser andava sobre duas pernas com algo que parecia um casco em uma velocidade calculada a 9 passos por segundo! Quase 160 anos se passaram e o mistério nunca foi resolvido.

Conheça a inexplicável lenda das pegadas do Diabo
Na manhã de 8 de fevereiro de 1855, moradores de Devonshire, na Inglaterra, saíram para uma caminhada em direção semelhante a um caminho de pegadas nada comuns, que passava por volta das residências do pequeno vilarejo.
Em meio ao forte inverno da região, a nevasca havia tomado todo o chão e uma única linha de pegadas formava o misterioso rastro, que lembrava algo como uma pequena ferradura. O que quer que fosse, havia andado com um pé em frente ao outro – em vez de lados alternados –, como um bípede.
Mas o mais estranho nisso tudo era a forma como as pegadas se comportavam ao chegar em frente a obstáculos e, até mesmo, casas: as pegadas pareciam continuar em linha reta, como se o misterioso ser tivesse subido pelas paredes, andado pelo telhado e continuado exatamente na mesma direção, do outro lado da casa.
Além disso, ao voltar ao chão, as pegadas não moveram a neve em sua volta, o que significa que, em alguns casos, o ser desconhecido saltou por cerca de 6 metros e pousou suavemente no gelo. As pegadas atravessavam rios e, até mesmo, tubos com menos de 10 centímetros, continuando exatamente após.
Pegadas relatadas em 1855Fonte da imagem: Reprodução/Historic Mysteries
E mais: os rastros cobriam uma área entre 60 e 100 km, o que indica que, para que as pegadas fossem feitas em apenas uma noite, era necessário que o bípede misterioso andasse a nada menos do que nove passos por segundo!
A história se espalhou para fora da cidade, e grandes jornais de Londres repercutiram o mistério em suas capas. Com isso, dezenas de sugestões foram dadas como a solução para o caso, desde pássaros, texugos e, até mesmo coelhos.
Todas as hipóteses foram afastadas, já que nenhum destes animais teria uma pegada semelhante àquelas encontradas no local; além disso, seria pouco provável que as pegadas fossem as mesmas: velocidade, área coberta e o misterioso comportamento perante obstáculos não seriam repetidos por qualquer animal conhecido.
Ao mesmo tempo, lideres religiosos começaram a falar em suas reuniões que aquilo se tratava das pegadas do próprio Diabo. Com publicações nada concretas de cientistas sobre o caso, a história gerou um tipo de histeria coletiva na região. Embora dezenas de teorias tenham sido apresentadas, ninguém conseguiu entender ou provar o que teria acontecido naquele local.
Pegadas registradas novamente em 2009, na mesma regiãoFonte da imagem: Reprodução/Guardian Angel
Em 2009, pegadas semelhantes àquelas descritas na lenda apareceram na mesma região. Novamente, a imprensa cobriu os fatos, porém, nada foi descoberto. O mistério tornou-se uma lenda, que ainda atribui as pegadas da neve ao Diabo. Você tem algum palpite ou apenas prefere ficar longe de Devonshire?

Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa

A declaração é uma critica a interpretação subjetiva, feita por igrejas protestantes.
Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz PapaApenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa
Durante seu discurso no Comitê da Bíblia do Vaticano, que aconteceu na última sexta-feira (12), o papa Francisco rejeitou a interpretação subjetiva da Bíblia e disse que apenas a Igreja está habilitada a interpretar corretamente as escrituras.
“O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.
Esta foi uma das poucas vezes que o papa citou o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a Constituição ‘Dei Verbum’ que falam sobre o papel da Igreja.
“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”
É por esta tradição que ele afirma que a interpretação da Bíblia não deve ser feita apenas de forma intelectual, devendo ser confrontada e inserida dentro dessa tradição da igreja católica.
A posição de Francisco deve desagradar católicos contestatórios e os protestantes que defendem a o direito da livre interpretação das escrituras. O que para o papa não pode acontecer.
“A insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus”. Com informações G1.
VEJA O VIDEO
Explosão em fábrica dertilizantes devasta cidade e mata 5 no Texas

Um passo perto da morte: confira o salto insano feito com um planador!

Atleta usando traje especial para planar atravessa fenda inacreditável em um voo de alta velocidade!

Um passo perto da morte: confira o salto insano feito com um planador!
Adicionar legenda
Se você tem medo de altura ou simplesmente não gosta de esportes radicais, talvez possa preferir ficar longe deste vídeo. O atleta Alexander Polli utilizou o Wingsuit (um traje planador) para voar em alta velocidade após ser lançado de uma aeronave e enfrentou um desafio assustador na região de Montserrat, Espanha.
Polli passou por uma pequena fenda enquanto voava a nada menos do que 250 km/h! Embora as dimensões da caverna não sejam especificadas, é possível perceber no vídeo que qualquer deslize poderia levar o atleta a óbito. Além de treinos muito intensos, pode-se dizer que Polli contou também com uma boa sorte naquele momento. E você, encararia o desafio?
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/esportes/36239-um-passo-perto-da-morte-confira-o-salto-insano-feito-com-um-planador-.htm

Arquiteto alemão planeja criar a montanha artificial mais alta do mundo

Projeto nasceu como protesto, mas acabou sendo levado a sério por moradores de Berlim. Confira aqui mais detalhes dessa megaestrutura.

Arquiteto alemão planeja criar a montanha artificial mais alta do mundo
Imagine que sua cidade tem mais de um aeroporto e um deles vai precisar ser fechado. O governo propõe a criação de novos prédios residenciais, já que o antigo aeroporto ficava em área urbana. É comum que, nesses casos, as opções sejam construir grandes estruturas comerciais, residenciais ou de hotelaria, como acontece em vários países no mundo.
De repente, surge um arquiteto com uma ideia diferente: que tal deixar de lado a construção de imensas estruturas e apelar para o lado ambiental do desenvolvimento? Por que não construir uma montanha? Quê? Construir uma montanha?

Protesto

Fonte da imagem: Reprodução/Obviousmag
A ideia surgiu, a princípio, como forma de protesto. Estamos falando de Berlim, na Alemanha, e do arquiteto Jakob Tigges, que teve seu plano maluco levado a sério por muitos moradores de sua cidade. Até mesmo páginas em redes sociais foram criadas com a intenção de difundir a ideia.
O projeto prevê a criação da maior montanha artificial do mundo, que, com seus mil metros de altura, estaria localizada praticamente no centro da cidade, possibilitando a criação de um habitat ideal para a vida selvagem, ambientes de recreação e promoção do turismo local.
De acordo com o portal Obvious, uma empresa australiana disse que o projeto utópico levaria dez anos para ficar pronto e a montanha ficaria coberta de neve de setembro a março. Você acha que essa ideia pode dar certo?

Explosão em fábrica de fertilizantes devasta cidade e mata 5 no Texas


Explosão em fábrica de fertilizantes devasta cidade e mata 5 no Texas

Número de feridos passa de 160, segundo a polícia da pequena West.
Explosão gerou abalo sísmico; causas ainda são desconhecidas.




A devastadora explosão que atingiu, na noite desta quarta-feira (17), uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, região de Waco, Texas, nos Estados Unidos, deixou entre 5 e 15 mortos e pelo menos 160 feridos atendidos em hospitais, segundo o sargento William Patrick Swanton, porta-voz da polícia da pequena cidade.
Entre 3 e 5 bombeiros estão desaparecidos, de acordo com ele. Casas foram destruídas pelo impacto, e a nuvem de fumaça tóxica provocou a retirada dos moradores da região.
É possível que o número de mortos cresça à medida que as equipes de emergência trabalhem nos imóveis atingidos por incêndios na pequena cidade texana após a explosão na companhia de adubos.
  • Veja imagens dos estragos durante e após explosãoA explosão ocorreu na fertilizadora West Fertilizer Co., no pequeno município localizado a 20 quilômetros ao norte de Waco, pouco antes das 20h locais  (22h de Brasília), e foi ouvida a mais de 70 quilômetros de distância.
A explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas.

"É como se uma bomba nuclear tivesse explodido", declarou ao canal CNN Tommy Muska, prefeito de West. "Eu nunca vi nada como isso", disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara. "Parece uma zona de guerra, com todos os destroços."
mapa explosão texas versão 1 (Foto: 1)
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês) registrou um tremor de magnitude 2,1, que foi percebido como várias explosões sucessivas pelos moradores.
Um funcionário do governo disse que os danos são comparáveis à destruição causada pela explosão da bomba que em 1995 arrasou o Edifício Federal Murrah, em Oklahoma, matando 168 pessoas.
Há danos estruturais em muitos imóveis nas imediações da fábrica, com pelo menos 50 casas destroçadas. A região tem cerca de 2.800 habitantes.
Autoridades disseram que as chamas que continuavam dentro da fábrica representavam duas ameaças -- a possibilidade de desencadear novas explosões e a emissão de gases perigosos para a cidade.
Bombeiros verificam um prédio destruído perto da companhia. (Foto: LM Otero / AP Photo)Bombeiros verificam um prédio destruído perto da companhia. (Foto: LM Otero / AP Photo)
Explosão pôde ser ouvida a quilômetros de distância. Fumaça na fábrica de fertilizantes também foi vista à distância. (Foto: Andy Bartee / AP Photo)Explosão pôde ser ouvida a quilômetros de distância. Fumaça na fábrica de fertilizantes também foi vista à distância. (Foto: Andy Bartee / AP Photo)Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/explosao-em-fabrica-de-fertilizantes-no-texas-deixa-ao-menos-5-mortos.html