Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Seu teto pode ser verde

Com exemplo do país vizinho, podemos melhorar as nossas cidades

Recentemente na Argentina foi sancionada uma lei que prédios que adotarem coberturas verdes, ou seja, plantações em seus tetos, terão abatimentos no imposto equivalente ao nosso IPTU. A lei tem como objetivo ampliar a área verde nas cidades, controlar o calor urbano e reduzir o consumo de energia elétrica com aparelhos de ar condicionado. Além disso, os prédios que começarem a construção a partir de agora serão obrigados a fazer essas áreas verdes.
No Brasil o mercado está em fase bem inicial. Alguns estados procuram incentivar a prática, mas não há uma lei que regulamente ou incentive as plantações, ao menos não em esferas federais. Entretanto, há exemplos a serem seguidos, como o Colégio Estadual Erich Walter Heine no Rio de Janeiro.
Há vários pontos positivos neste sistema de telhado verde:
- É um ótimo regulador de temperatura: reduz a temperatura no calor, criando um ambiente agradável e fresco, diminuindo o consumo de energia elétrica com ar condicionado. Nos dias frios, retém o calor;
- Retém a água da chuva: um telhado verde absorve e evapora mais água, os tratamentos de esgotos e de águas residuais são aliviadas, virando uma ótima opção para cidades grandes e com pouca vazão
- Ajuda a isolar o local de ruídos, resultando em uma ótima acústica e redução de barulhos externos
- Beleza estética;
- Valorização do imóvel;
- Durabilidade maior em comparação ao telhado comum;
- Um ambiente a mais para a casa;
- Produção de alimentos, ervas e flores, gerando condições de vida para insetos e aves.
Mas antes de você se animar com a ideia e querer fazer o seu próprio jardim, saiba que não é tão simples assim. O primeiro passo é consultar um engenheiro ou arquiteto, para saber se é viável e se a estrutura aguenta o peso que um jardim irá gerar. Em média, a estrutura deve aguentar de 80 a 250 kg /m ², dependendo do sistema que será instalado.
O engenheiro civil Paulo Renato Machado Guimarães, em entrevista à revista Planeta Sustentável, faz o alerta: "Como o telhado verde requer infra-estrutura adequada, não basta subir em cima da casa e começar a plantar".
Depois que a avaliação for feita, você pode contratar um engenheiro ou arquiteto para fazer o serviço ou empresas especializadas, algumas são a Ecotelhado e a SkyGarden. E o primeiro passo será a impermeabilização da área, utilizando manta asfáltica ou algum material similar.
Após a impermeabilização, tem início a parte estrutural do jardim, que recebe um sistema de drenagem para evitar infiltrações. Aliás, este sistema pode ser feito de diversas maneiras, desde entulho a sistemas de encanamento.
Antes da terra e vegetação, é colocada uma manta especial para evitar que as raízes danifiquem o sistema de drenagem ou a estrutura do imóvel. Aliás, normalmente são usados pequenos arbustos e grama, já por não possuírem raízes profundas.
Por fim, terra e vegetação. A partir daí é cuidar do seu teto, como um jardim comum. Lembre-se: sempre procure especialistas para a realização dos serviços, afinal, o que foi descrito nesta reportagem é o básico e cada caso é um caso, cada imóvel tem uma estrutura diferente e tem necessidades específicas.

A velocidade da luz pode variar e ser menor do que a da gravidade!

Novas descobertas na área da Física indicam que algumas leis fundamentais dos estudos modernos podem estar erradas.
A velocidade da luz pode variar e ser menor do que a da gravidade!
Se você entende um pouco de Física, sabe que essa é uma área científica muito complexa e, talvez por isso, fascinante. Um dos grandes nomes dessa ciência é Albert Einstein, que ajudou a fundamentar alguns conceitos importantes para o estudo da Física Moderna. Foi Einstein que explicou a teoria da relatividade e foi também ele quem disse que nada pode viajar mais rápido que a luz.
A grande questão, levantada por John Donoghue, físico da Universidade de Massachusetts, é que a noção de espaço-tempo em 4D, como teorizou Einstein, só seria perceptível em grandes escalas. É como se você calculasse a velocidade de uma bola de futebol, mas se esquecesse de que essa bola é feita por átomos que, por sua vez, estão também em movimento, só que em proporções e ritmos diferentes.

Inconstante?

Fonte da imagem: Reprodução/FreePicture
Essa visão proposta por Donoghue pode fazer com que a Física passe por mudanças consideráveis e tenha que se adaptar ao conceito de que a velocidade da luz pode não ser constante. Em artigo publicado no portal Inovação Tecnológica, o físico admite que essa alteração “realmente mudaria 99,9 por cento das pesquisas na Física”.
O grande problema, nesse caso, é sintonizar os cálculos referentes às grandes e pequenas escalas aos conceitos da relatividade geral, propostos por Einstein. Isso faz com que a velocidade da luz, por exemplo, deixe de obedecer a um padrão quando analisada tanto em uma situação quanto em outra. 

Luz e gravidade

Fonte da imagem: Reprodução/Veja
Isso se observou depois que Donoghue e o cientista Mohamed Anbar, da Universidade de Toronto, conseguiram provar que a velocidade da luz pode variar conforme há variação de energia.
Cientistas ao redor do mundo acreditam que seja necessário adotar novas perspectivas. Essa visão de Donoghue, que pretende avaliar a velocidade de acordo com escalas diferentes, deixa implícito que a velocidade da gravidade pode ser maior do que a da luz, e não idêntica, como é considerado normalmente pela Física.
A Ciência só saberá desses valores com exatidão quando detectar os componentes das invisíveis ondas gravitacionais, que são ondulações presentes no conjunto espaço-tempo. Até lá, resta-nos a pergunta: será que Einstein estava errado?

Coca-cola lança a menor máquina de vender refrigerante do mundo [vídeo]

Confira a nova campanha publicitária da versão dietética da marca.
Coca-cola lança a menor máquina de vender refrigerante do mundo [vídeo]
As campanhas publicitárias das grandes marcas estão ficando cada vez mais criativas, e o vídeo lançado pela Coca-Cola só comprova isso. Trata-se da promoção da nova máquina de vender a versão diet do refrigerante mais famoso do mundo. O aparelho é supermoderno e muito fino, com a intenção de unir a novidade da marca a uma boa publicidade de efeito. Assista ao vídeo a seguir e depois nos conte o que achou.

Morre menina baleada ao defender o pai após briga por pizza, em Goiás

Equipe médica anunciou a morte cerebral na manhã desta segunda-feira.
Garota de 11 anos abraçou o pai para defendê-lo e foi atingida na cabeça.

Morre menina baleada ao tentar defender o pai em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
A menina Kerolly Alves Lopes, de 11 anos, baleada ao tentar defender o pai durante uma briga em uma pizzaria de Aparecida de Goiânia, morreu no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A equipe médica da unidade de saúde fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (6), quando foi concluído o protocolo de morte cerebral, que foi constatada às 20 horas de domingo (5). Ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) desde o dia 27, quando foi atingida por dois disparos.
Os médicos tinham explicado que a bala atravessou a cabeça dela e, por isso, o estado de saúde da garota era considerado gravíssimo. A equipe médica informou na semana passada que menos de 10% de pessoas sobrevivem a este tipo de lesão. "É bastante grave a lesão em si. E ela também está correspondendo à lesão. Ela também tem um quadro clínico bastante grave", explica Nasser Tannús, diretor técnico do Hugo.O  crime teria acontecido após uma discussão por causa de uma pizza entre o dono de uma pizzaria e o pai da menina, o serralheiro Sinomar Lopes, que era cliente do estabelecimento. A vítima e a irmã Pérola Alves Lopes, de 14 anos, abraçaram o pai quando viram a arma apontada para ele. O suspeito então atirou três vezes. Dois disparos atingiram a adolescente, na perna e na cabeça. O atirador fugiu do local. Ele teve a prisão preventiva decretada e está foragido.
Vídeo
A câmera de segurança do estabelecimento registrou o momento em que o serralheiro entra na pizzaria (veja vídeoao lado). Do lado de trás do balcão está o proprietário. Há dois meses, os dois tinham discutido porque Sinomar não quis pagar por uma pizza que havia demorado muito. Armado, George manda Sinomar sair. Do lado de fora, as duas filhas de Sinomar tentam tirá-lo dali.
"Eu cruzei os braços e falei pra ele, sabe: Você quer atirar? Você atira, pode atirar. Virei as costas ainda pra ele atirar, ele não atirou em mim, você entendeu?", relata o serralheiro.
Pérola Lopes relata os minutos de tensão: "Quando eu vi o homem já tava apontando a arma pra ele. Eu falei assim: 'Solta a arma, por favor'. Nisso minha irmã já saiu do carro correndo, aí abraçou meu pai e eu também, puxando ele pra ir pro carro. Aí o homem falou: 'Vocês saem da frente, saem da frente'. Aí a Kerolly falou: 'Moço, por favor, abaixa essa arma'".
Pai de menina baleada se sente culpado por filha ter sido atingida, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Pai de Kerolly, Sinomar Lopes: 'Me sinto culpado'
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
O vídeo mostra quando as meninas cercam o pai, puxam, mas Sinomar insiste em ficar. Uma delas pede ajuda para um homem que passa pela rua, mas ele foge.
Pelas imagens do vídeo, é possível ver quando Kerolly deixou o pai e a irmã mais velha na calçada e correu em direção a uma farmácia, em busca de ajuda. Nesse momento, George se aproxima de Sinomar e de Pérola e faz o primeiro disparo. Pai e filha recuam. Ao ouvir o tiro, Karolly volta. A partir desse momento, o vídeo não mostra mais o que acontece, mas o suspeito acerta um tiro na cabeça de Kerolly.
Dernorteado, o atirador corre, mas antes de entrar no carro e fugir ele volta até a esquina com o revólver na mão. A fuga de George foi filmada por pessoas que passavam pelo local. As testemunhas se revoltam, mas ele aponta a arma contra elas.
Culpa e dor
Em entrevista ao Fantástico, o pai de Kerolly, Sinomar Lopes declarou se sentir culpado pelo que aconteceu. “Eu me sinto culpado. O que eu estou sentindo é dor demais, é sofrimento pra caramba e mágoa, culpa demais da conta”, declarou.
Ele se emocionou e falou da angústia ao ver a filha hospitalizada. "Hoje eu queria estar no lugar dela. Queria! Eu queria ser naquela hora lá. Porque o pai mesmo é pai e herói do filho, né? Eu estou sentindo no meu coração que, naquela hora, eu não fui ninguém. Uma culpa imensa vendo aquela menina lá", desabafou o pai.
Prisão preventiva
Quinze horas depois da confusão o suspeito de atirar em Kerolly se apresentou em uma delegacia. Ele prestou depoimento alegando ter disparado em legítima defesa, mas não foi preso. A lei determina que alguém seja preso em flagrante apenas se for detido no momento do crime, depois de uma perseguição ou se ainda estiver com a arma usada. Como não havia pedido de prisão, ele acabou liberado.
O suspeito teve a prisão temporária decretada pela Justiça na noite de terça-feira (30). Como a polícia não conseguiu encontrá-lo e o comerciante não se entregou, ele é considerado foragido. O advogado que o acompanhou no depoimento desistiu da defesa.

Segurança do Botafogo saca arma durante tumulto na sede do clube

Vice de comunicação do Alvinegro, Carlos Thiago Alvim lamenta invasão de General Severiano e afirma que PM poderia ter evitado confusão

Um segurança do Botafogo foi flagrado sacando uma arma, na noite de domingo, durante o tumulto que se instaurou na sede de General Severiano, na Zona Sul do Rio de Janeiro (assista no vídeo ao lado). Os agentes tentaram impedir a invasão da sede por parte de torcedores, durante a comemoração pelo título do Campeonato Carioca.
A confusão começou por volta de meia-noite (de Brasília), após a chegada do elenco campeão ao clube. Torcedores pularam o pequeno muro da sede e tentaram entrar à força no prédio, sendo impedidos por seguranças do Alvinegro.
A reportagem do SporTV registrou o momento em que um dos agentes sacou uma pistola junto a uma da entradas do salão nobre do clube e apontou para o grupo. Em seguida, rapidamente, ele abaixou a arma e foi afastado da porta por um outro segurança.
O vice-presidente de comunicação do Botafogo, Carlos Thiago Alvim, admitiu a falta de preparo do clube para receber os torcedores na sede de General Severiano. Segundo o dirigente, a tentativa de invasão do salão nobre pela torcida, no último domingo, à noite, poderia ter sido evitada com a ajuda da Polícia Militar. Alvim garantiu, no entanto, que a segurança do clube não porta armas.
Segurança do Botafogo saca arma diante da confusão com torcedores (Foto: Reprodução SporTV)Segurança do Botafogo saca arma diante da confusão com torcedores (Foto: Reprodução SporTV)
- Acho que demorou muito, porque a gente veio de Volta Redonda. As pessoas bebem muito, o que dá uma euforia excepcional. O que faltou foi uma logística. Se a PM pudesse ficar ali na frente, ela evitaria, com a moral que tem, a primeira invasão. Nossos seguranças não estão armados e nem podem estar. O chato é ficar uma impressão para as futuras conquistas - afirmou ao "SporTV News".
Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo conquistou o título antecipado do Estadual com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último domingo, em Volta Redonda, pela decisão da Taça Rio. O atacante Rafael Marques foi o autor do gol.
Com a medalha de ouro no peito, o atacante Bruno Mendes foi um dos últimos a deixar o clube, por volta das 23h30.Depois da conquista, o elenco alvinegro foi a General Severiano celebrar o título com a torcida. Alguns jogadores, como o meia Seedorf, exibiram a taça e discursaram para os torcedores. Todos os atletas, no entanto, foram embora antes da tentativa de invasão.
- Fizemos uma campanha excelente. Trabalhamos para isso, para sermos campeões - disse.