Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013


Dois são mortos a tiros em frente a câmeras de TV em praça na Bahia

Local do crime fica em frente à sede da Polícia Civil, em Salvador. 
Não há informações sobre identidade das vítimas. Baleada foi para hospital.



Três pessoas foram baleadas e duas morreram na Praça da Piedade, centro deSalvador, na manhã desta quarta-feira (8). Os assassinatos aconteceram em frente às câmeras da TV Bahia, que estava no local para exibir um quadro semanal, ao vivo, do telejornal Bahia Meio Dia.
Dois homens morreram no local. De acordo com informações da polícia, uma mulher ferida foi encaminhada para um hospital da cidade, socorrida por uma equipe do Samu.

Ainda segundo as primeiras informações da polícia, a mulher baleada tem 23 anos e teria sido atingida acidentalmente. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, mas policiais confirmam que ela foi socorrida consciente. A polícia não informou para qual hospital ela foi encaminhada.
A praça onde aconteceu o crime fica em frente à sede da Polícia Civil da Bahia. Segundo testemunhas, o suspeito é um homem magro, estava vestindo uma camisa preta e teria fugido em direção à Avenida Carlos Gomes. Até as 12h50, os corpos das vítimas estavam no local. Os dois homens ainda não foram identificados.
Uma multidão se aglomerou na praça. Uma das vítimas estava falando ao celular no momento em que foi atingida. Segundo informações de testemunhas, uma das vítimas trabalha como vendedor ambulante no local.

Pastor suspeito de estuprar seis fiéis dizia que vítimas estavam 'possuídas'

Ao ser preso, Marcos Pereira afirmou não saber quais eram as acusações.
Religioso comanda a Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias no Rio.


O delegado Márcio Mendonça, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) do Rio de Janeiro, disse nesta quarta-feira (8), após ouvir as supostas vítimas do pastor Marcos Pereira, que o suspeito dizia às mulheres que elas estavam "possuídas" e que só iriam se livrar do "mal" caso tivessem relação sexual com um religioso.
Marcos Pereira, que comanda a Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi preso na noite de terça-feira (7) suspeito de ter estuprado seis fiéis. Entre as vítimas está a ex-mulher e uma jovem que disse ter sido estuprada dos 14 aos 22 anos. A polícia apura a possibilidade de outras mulheres terem sido abusadas.
Ao ser encaminhado para a delegacia, o pastor não quis comentar a prisão e disse que não sabia quais eram as acusações. "Não tenho ideia", disse. Imagens gravadas pela Polícia Civil do Rio mostram o momento da prisão de Marcos Pereira (assista ao vídeo acima).
"Ele tinha um comportamento semelhante quando estuprava as mulheres dentro da própria igreja. Ele dizia que elas estavam possuídas, demoniadas e ele fazia crer que a única forma que essas pessoas pudessem ser libertadas daquele demônio era tendo relação com uma pessoa santa", afirmou o delegado Márcio Mendonça.
Marcos Pereira também é investigado por homicídio, associação ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi transferido nesta quarta para o Complexo de Bangu, na Zona Oeste. Trinta pessoas já prestaram depoimento contra o pastor.
A prisão ocorreu na Avenida Brasil, quando o pastor seguia em direção a Copacabana, na Zona Sul da cidade. Ele estava acompanhado por fiéis da igreja. Contra Marcos, havia dois mandados expedidos pela Justiça.
De acordo com as investigações, parte dos crimes ocorreu em um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana. O local seria usado pelo pastor para promover orgias e violência sexual. O imóvel, avaliado em R$ 8 milhões, está registrado em nome da Assembleia de Deus dos Últimos Dias.
G1 entrou em contato com a matriz da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, localizada em São João de Meriti, na manhã de quarta, mas não havia ninguém disponível para falar sobre a prisão do pastor. A página da igreja na internet publicou um comunicado oficial com agradecimento pelo "apoio que chega de todas as partes do Brasil e do mundo" e na qual afirma que "a igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias declara estar confiante no agir de Deus na vida do pastor Marcos Pereira".
O pastor Marcos Pereira ficou conhecido por ajudar na reabilitação de dependentes químicos e no resgate de criminosos que seriam mortos por traficantes. Em 2004, ele negociou o fim de uma rebelião em um presídio do Rio de Janeiro.
Denúncia foi feita há 1 ano
O inquérito para investigar a associação do pastor Marcos Pereira com tráfico foi instaurado há um ano, depois que, em fevereiro de 2012, o líder do AfroReggae José Junior prestou depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre supostas ameaças que o religioso teria feito ao grupo.
Segundo José Júnior, o pastor teria também participado da onda de ataques cometidas por traficantes no Rio de Janeiro, entre 2006 e 2010. Na ocasião, em nota, o religioso disse que "durante muitos anos atraímos o olhar desconfiado de muitas pessoas, o que me colocou sob investigação e monitoramento intenso e permanente dos órgãos policiais, sem que nenhuma, repito, nenhuma ligação minha ou da igreja que presido tenha sido identificada. Trabalhar com criminosos visando a sua recuperação é diferente de se envolver com criminosos, e esta fronteira eu nunca ultrapassei".
A partir dessa investigação policial apareceram as informações sobre estupros. Segundo o delegado Márcio Mendonça, "as pessoas tinham medo de denunciar" porque começaram a ser ameaçadas. Segundo os relatos ouvidos pela polícia, o medo das vítimas devia-se ao fato do pastor abrigar criminosos e guardar armas na igreja.
Segundo o delegado, o pastor Marcos Pereira estuprava as vítimas também dentro da igreja, muitas vezes em seu gabinete. "Na igreja, tem pessoas que prestam serviço para ele e que não recebem nada. Elas servem o café, ajudam na limpeza, fazem o almoço. Ele se aproveitava e abusava das pessoas naquele local mesmo.", disse Márcio Mendonça, citando ainda que o religioso praticou "atos agressivos" e que fazia orgias com homens e mulheres no apartamento em Copacabana.
Homicídio
Segundo a polícia, uma jovem assassinada em 2008 queria denunciar o pastor depois de ter sido vitima de abuso. Três pessoas foram presas suspeitas do crime, entre elas, o sobrinho do religioso.
Há tambem uma investigação que aponta que, além do homicídio desta jovem, que já era maior de idade, há outros homicídios. "São pessoas que teriam descoberto as orgias e aí foram assassinadas", afirmou o delegado.

Avião de carga pega fogo em aeroporto da Indonésia

Aeronave transportava óleo e era descarregada quando houve o incêndio.
Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

Um avião de carga que transportava óleo pegou fogo quando era descarregado em um aeroporto da Indonésia nesta quarta-feira (8). Pelo menos uma pessoa ficou ferida.
Avião que transportava óleo pega fogo em aeroporto da Indonésia; incêndio começou quando aeronave era descarregada (Foto: AP)Avião que transportava óleo pega fogo em aeroporto da Indonésia; incêndio começou quando aeronave era descarregada (Foto: AP)
Fortes chamas foram vistas no avião após o incêndio começar – o fogo foi iniciado depois que um barril com óleo caiu da aeronave enquanto era descarregado, segundo o Ministério dos Transportes. Bambang Ervan, porta-voz do ministério, disse que o tambor causou o fogo no avião, que estava no aeroporto da cidade de Wamena.
A polícia local informou que bombeiros começaram a extinguir as chamas rapidamente, mas o trabalho só terminou depois de duas horas. Testemunhas disseram ter ouvido uma explosão durante o incêndio.
Fogo começou depois que tambor carregado com óleo caiu da aeronave (Foto: AP)Fogo começou depois que tambor carregado com óleo caiu da aeronave (Foto: AP)
Uma investigação envolvendo pelo menos sete pessoa foi iniciada. Piloto e copiloto serão ouvidos.
A única vítima seria um funcionário do aeroporto.
Bombeiros tentam combater chamas em avião na Indonésia (Foto: AP)Bombeiros tentam combater chamas em avião na Indonésia (Foto: AP)
tópicos:

Cientistas criam orelha biônica usando uma impressora 3D

Protótipo ainda está em fase de testes, mas já é capaz de captar ondas de rádio.
Cientistas criam orelha biônica usando uma impressora 3D
Mais de dois anos atrás, havíamos comentado sobre a criação da réplica de uma orelha humana através de uma impressora 3D – esta, no entanto, era apenas uma versão simples feita em silicone.
Mas agora um grupo de pesquisadores liderado por Michael McAlpine foi além: eles conseguiram imprimir uma orelha usando células e cartilagem cultivadas artificialmente, segundo o anúncio feito pela Universidade de Princeton. O resultado é a curiosa imagem acima, que mostra um órgão que possui até mesmo uma cóclea.

Orelha biônica

O mais interessante do projeto, todavia, fica para sua capacidade de audição. Até o momento, a orelha artificial é capaz de captar ondas de rádio e, com o uso de diferentes sensores, pode conseguir fazer o mesmo para sons acústicos – tornando-se, teoricamente, algo muito superior às nossas orelhas comuns.
Antes que você comece a imaginar as vantagens de ter uma orelha biônica, vale avisar que o projeto do time de Michael McAlpine ainda é um mero protótipo. De acordo com ele, o órgão poderia, em teoria, ser ligado às terminações nervosas de um ser humano, mas antes disso precisam ser feitos diversos testes.
Via Tecmundo

Austrália e Sul do Pacífico presenciarão espetacular eclipse solar total

Evento ocorrerá entre quinta e sexta-feira desta semana, e deve ser visível, ainda que parcialmente, em todo o mundo.
Austrália e Sul do Pacífico presenciarão espetacular eclipse solar total
De acordo com o pessoal do SPACE.com, a Lua bloqueará o Sol nesta semana, ocasionando um eclipse que promete ser espetacular. Durante o pico do evento, o satélite deve cobrir quase 95% da nossa estrela, transformando-a em um anel de fogo. Embora outras partes do mundo possam presenciar o eclipse de forma parcial, somente os habitantes de algumas regiões da Austrália, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão terão o privilégio de presenciar o eclipse total.
Fonte da imagem: Reprodução/NASA
Contudo, não se preocupe se você não morar em nenhuma das áreas nas quais o evento será mais visível, pois o SPACE.com fará a cobertura ao vivo (com início a partir do dia 9 de maio às 18h30, horário de Brasília), que poderá ser acompanhada através deste link. Caso você seja um habitante da região, o céu não parecerá mais escuro a olho nu em nenhum momento, mas isso não dispensa o uso de lentes de proteção e filtros especiais para câmeras e telescópios.
Durante os eclipses anulares — que são como o que ocorrerá esta semana —, a Lua lança uma sobra sobre a superfície da Terra enquanto passa entre o nosso planeta e o Sol. No entanto, devido à sua órbita, o satélite parecerá 4,5% menor do que a nossa estrela, e é por essa razão que o belo anel de fogo é formado no céu.

Conheça a estranha forma da língua dos morcegos

As fibras na língua, bastante similares a pelos, ajudam na hora de ingerir alimentos. Pesquisadora acredita que o sistema pode ser utilizado para aprimorar equipamentos cirúrgicos.
Conheça a estranha forma da língua dos morcegos
Além de serem os únicos mamíferos capazes de voar, eles também são os que têm o metabolismo mais alto. Isso faz com que seus corpos queimem metade de sua gordura corporal todos os dias. Sendo assim, os animaizinhos têm a necessidade de comer praticamente o tempo todo.
Para tornar a ingestão de comida mais eficiente, os morcegos contam com uma língua cheia de “pelos” especiais, que ajudam a capturar ao máximo o néctar doce em cada lambida. Esta incrível descoberta foi feita com o vídeo de alta velocidade que você pode conferir abaixo.
O morcego em questão é o Glossophaga soricina, uma espécie que vive principalmente nas Américas do Sul e Central. Os biólogos já sabiam que o animal tinha uma língua peluda, mas eles achavam que estas fibras eram passivas.
Cally J. Harper, que conduziu este novo estudo, explica que as descobertas apontam um movimento ativo, que acontece com a mudança no fluxo de sangue, fazendo com que a língua pegue maiores quantidades de néctar.
“Quando o frio começa, os cabelos em nossos braços ficam arrepiados para cima e este movimento é bastante parecido, exceto que, nos pelos, isso acontece por meio dos músculos, enquanto a fibra na língua dos morcegos é alimentada com sangue”, explica Harper.
As imagens foram capturadas em uma Phantom v10 – uma câmera de altíssima velocidade – usando 500 quadros por segundo. Com a diminuição da velocidade das imagens, é possível perceber claramente o movimento dos “pelos", chamados no estudo de “papilas”.

Mas como isso acontece?

Os pesquisadores perceberam que o que ocorre ali é um movimento hidráulico – o mesmo processo que desenvolve a ereção em mamíferos. O que intrigava os cientistas é que nenhum movimento hidráulico tão rápido já foi observado. Enquanto a ereção de mamíferos é bastante lenta, as fibras nas línguas dos morcegos levam impressionantes 40 milésimos de segundo para ficarem em pé.
Então, Harper e a equipe de pesquisas da Universidade de Brown passaram a testar línguas retiradas de morcegos mortos. Eles injetaram as línguas em soluções salinas como um substituto para o sangue e descobriram que, conforme a língua cresce, as fibras ficam mais longas e finas.
Com a contração dos músculos, faz com que o comprimento da língua aumente. Ao mesmo tempo, isso espreme o sangue (ou a solução salina) para as pontas das papilas, gerando o processo hidráulico incrivelmente veloz.

A língua de outros mamíferos

Se você tem animais de estimação em casa, já deve ter percebido que seu cão ou seu gato tem línguas poderosas (no caso dos gatos, também com pequenos "pelinhos"), de alta velocidade e que se curvam ao tomar líquidos. O movimento da língua faz com que eles consigam levar enormes quantidades de água até a boca.
Fonte da imagem: Reprodução/Slanted Science
Mas você com certeza já percebeu que, quando os animais tentam tomar água, eles derrubam grandes quantidades de líquidos de volta na tigela ou pelo chão. Segundo Harper, isso não acontece com os morcegos.
As gotas do néctar são capturadas entre as papilas, o que faz com que os morcegos consigam ingerir muito mais líquido do que os outros animais. Para a pesquisadora, isso é uma vantagem evolutiva, o que explicaria o motivo disso aparecer apenas em uma espécie.

Tecnologias inspiradas nas línguas de morcegos

Harper não quer deixar que seus estudos morram por aí. Para ela, o sistema por trás das línguas dos morcegos pode ajudar muito na medicina, servindo como base para dispositivos cirúrgicos que alteram suas estruturas hidraulicamente.
“Uma tecnologia baseada nestas línguas poderia ser muito útil para manter os vasos sanguíneos abertos durante uma cirurgia ou, até mesmo, manter partes do intestino aberto”, disse ela. “Algumas cirurgias como angioplastia ou procedimentos gástricos contam com tecnologias auxiliares feitas de metal e outros materiais rígidos. Eu acho que seria ótimo se pudéssemos criar uma ferramenta médica macia e flexível, algo que poderia minimizar os danos nos vasos sanguíneos.”

Indício de Atlântida brasileira é encontrado a 1,5 mil km da costa do RJ

Durante drenagem do solo oceânico para análise, geólogos encontraram amostras de granito, uma rocha considerada de origem continental.
Indício de Atlântida brasileira é encontrado a 1,5 mil km da costa do RJ
Um grupo de geólogos brasileiros encontrou evidências do que vem sendo chamado de “Atlântida brasileira”. A descoberta ocorreu durante a dragagem para estudos de uma região conhecida como Alto do Rio Grande. Entre os materiais coletados, surgiu uma amostra bastante inusitada de granito — rocha considerada de origem continental.
Especula-se que a região submersa, localizada a 1,5 mil quilômetros da costa do Rio de Janeiro, representa uma lasca de continente perdida quando a América e a África se separaram, há aproximadamente 200 milhões de anos — embora, na ocasião da descoberta, os pesquisadores tenham cogitado que se trataria até mesmo de restos de um lastro de navio.

Um “morrete”

A possibilidade de um pedaço de continente submergido foi reforçada com a expedição do navio japonês Yokosuda, parte do projeto “Busca pelos Limites da Vida” — iniciativa da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec), auxiliada por pesquisadores de universidades brasileiras. A equipe encontrou no local um “morrete”. Após expedição subaquática, constatou-se que se tratava de rochas aparentemente graníticas.
Embora dificilmente se trate de uma cidade submergida, os pesquisadores reforçam que a descoberta pode ter várias implicações, sobretudo no que diz respeito à extensão da plataforma continental.

Buraco negro no centro da Via Láctea se prepara para uma refeição [vídeo]

Durante o próximo mês de agosto, o centro da nossa galáxia deve engolir uma nuvem de gás com massa três vezes maior do que a da Terra.
Buraco negro no centro da Via Láctea se prepara para uma refeição [vídeo]
Eis algo que não se vê todo dia: um buraco negro se alimentando. De acordo com astrônomos, o enorme Sagittarius A* (ou Sag A*), localizado no centro da Via Láctea, deve engolir até a metade do ano uma nuvem de gases com massa três vezes maior do que a da Terra. Naturalmente, a ocasião é festejada pela astronomia, sendo a primeira oportunidade de entender como um buraco negro atrai objetos para o seu centro.
Durante o próximo mês de agosto, a nuvem de gás conhecida como G2 passará a uma distância de 36 anos-luz de Sag A* (sete vezes a distância entre Plutão e o Sol, para efeitos de comparação). Segundo os estudiosos, os resultados da aproximação dependem diretamente da natureza do G2.

“Espaguetificação”

Quando se fala em “nuvem de gás”, entretanto, vale notar: não há um consenso absoluto sobre a natureza da enorme massa que se aproxima de Sag A*. Caso se trate realmente de um amontoado gasoso, o esperado é que o fenômeno se desdobre em uma “espaguetificação” — uma desagregação progressiva do material do G2, seguindo o movimento natural da galáxia (conforme mostra o vídeo abaixo).
Dessa forma, ao ser engolida pelo buraco negro, a nuvem será superaquecida e passará a emitir raios X, os quais poderão ser detectados da Terra. Dependendo da velocidade com que o material seja captado, pode se tratar de um processo capaz de se estender por vários anos.

G2 também pode ser outra coisa...

Embora a ideia uma nuvem de gás pareça ser a mais aceita, alguns astrônomos defendem que o G2 pode ser os restos de um protoplaneta (planeta em formação) — uma formação com poeira e rochas — ou mesmo uma estrela. Para qualquer um dos casos, entretanto, o resultado seria o mesmo: a estrutura possivelmente passaria incólume pelo Sag A*.

Há perigo por estas bandas?

A despeito de poder servir como alimento para teóricos do apocalipse — que, assim como um buraco negro, parecem poder se alimentar de qualquer coisa —, é bastante improvável que a refeição de Sag A* gere qualquer tipo de cosequência por aqui. E isso sobretudo pela considerável distância: a Terra está localizada na periferia da Via Láctea, a uma distância de 27 mil anos-luz do centro da galáxia.
A despeito do alimento para teóricos do apocalipse, o evento em Sagittarius A* não deve gerar quaisquer efeitos apreciáveis nas proximidades da Terra.Fonte da imagem: Reprodução/WikimediaCommons
Mas isso também significa outra coisa: G2 (seja lá o que for) passou pelo buraco negro há 27 mil anos. Nós veremos o evento apenas agora porque o tempo foi necessário para que a luz viajasse todo o caminho até aqui.

Invisível desde a década de 1970

Foi em 1974 que os astrônomos se deram conta de que algo com uma imensa quantidade de massa ocupava a posição central da Via Láctea. Entretanto, não obstante os estudos intensos, jamais foi possível observar diretamente Sag A*.
Sagittarius A*: gravidade capaz de conter a luz e massa de 4,31 milhões de sóis.Fonte da imagem: Reprodução/WikimediaCommons
Em primeiro lugar, porque há uma enorme quantidade de poeira ocupando o espaço até o ponto em que se encontra o buraco negro. Em segundo, porque a gravidade em uma estrutura semelhante é tão incrivelmente intensa que nem mesmo a luz consegue escapar.
Dessa forma, a “observação” de Sag A* é possível apenas por meio da captação de raios infravermelhos — pelos quais se determinou, por exemplo, que se trata de uma massa de 4,31 milhões de sóis. A ciência se ocupa atualmente em descobrir qual é exatamente o papel dos buracos negros na formação das galáxias.

Avião explode durante demonstração aérea em Madri [vídeo]

Queda ocorreu no Aeródromo Cuatro Vientos, e por pouco não provocou a morte de dezenas de pessoas.
Avião explode durante demonstração aérea em Madri [vídeo]
De acordo com o El País, no último domingo, dia 05 de maio, uma aeronave que participava de uma demonstração aérea no Aeródromo Cuatro Vientos, em Madri, na Espanha, caiu e provocou uma explosão que deixou 18 pessoas feridas. Ladislao Tejedor, comandante do Exército do Ar e experiente piloto de caça, tinha 35 anos e morreu no hospital. Assista a um vídeo amador registrado por uma testemunha do acidente abaixo:
Segundo a publicação, Tejedor perdeu o controle do avião enquanto sobrevoava uma área pela qual perambulavam inúmeras pessoas que assistiam à demonstração. A queda ocorreu a apenas 20 metros dali, e poderia ter provocado a morte de dezenas de pessoas. O piloto era ajudante do Ministro de Defesa espanhol, Pedro Morenés, e as causas que podem ter levado à perda de controle por parte de Tejedor ainda estão sendo investigadas.

Marido atinge acidentalmente mulher com arpão em Arraial do Cabo, RJ

Acidente aconteceu quando o marido limpava o arpão de caça submarina.
Mulher foi operada no Hospital de Araruama e passa bem.

Imagem do arpão na cabeça de Elisangela, divulgada pelo Hospital de Araruama (Foto: Divulgação)
A moradora de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, Elisangela Borborema Rosa, de 28 anos, foi atingida por um arpão na última segunda-feira (6). Segundo a família, ela estava na cozinha de sua casa quando foi atingida pelo arpão de caça submarina, que estava sendo manuseado pelo marido na sala. O equipamento entrou pela mandíbula de Elisangela e a ponta ficou alojada na coluna cervical.
Ela foi levada para o hospital de Arraial do Cabo e logo em seguida, transferida para o Hospital Regional de Araruama. Lá Elisangela foi atendida por uma equipe que incluiu especialistas em neurocirurgia, cirurgia vascular, geral, plástica e bucomaxilofacial.
Segundo o hospital, menos de 24 horas após a cirurgia, Elisangela passa bem e a expectativa é que ela fique sem nenhuma sequela. "Esse é o primeiro caso desse tipo que atendo aqui no hospital. A peculiaridade do acidente é que a ponta do arpão penetrou a região entre o canal anterior vertebral e o canal da medula. Caso o objeto atingisse apenas um centímetro para dentro, a paciente ficaria tetraplégica; se atingisse um centímetro para fora, alcançaria uma artéria que irriga o cérebro, levando-a ao óbito",  explicou Allan da Costa, neurocirurgião que operou Elisangela.
De acordo com o médico, somente nas próximas 48 horas será possível avaliar se a
paciente ficará ou não com alguma sequela. "Ela está movimentando os dois lados, mas com pouca força no lado direito. Precisamos esperar a suspensão da sedação e retirar a traqueostomia para fazer uma avaliação completa. Se tudo der certo, ela terá alta em uma
semana", completou o médico.
Outro caso com arpãoHomem se feriu com arpão em Petrópolis
Em abril deste ano, Bruno Barcellos de Souza Coutinho, de 34 anos, atirou um arpão contra a própria face em Petrópolis, Região Serrana do Rio, atingindo o olho esquerdo e perfurando o crânio. Bruno se feriu acidentalmente na noite do dia 14 de abril quando limpava um arpão de pesca. Ele deu entrada no Hospital Santa Teresa, no dia 15, lúcido, depois de ter ficado cerca de 10 horas com o arpão alojado na cabeça. No mesmo dia, ele passou por uma cirurgia de emergência para a retirada do artefato. No dia 16 de abril, o paciente passou pela segunda cirurgia, dessa vez com a equipe de oftalmologia. No procedimento, os médicos conseguiram preservar o globo ocular, no entanto, a visão do olho esquerdo atingido foi perdida.
Em março de 2009, outra vítima de um acidente com arpão foi atendida com sucesso no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caixas, na Região Metropolitana do Rio. O pintor de automóveis Emerson de Oliveira Abreu teve a cabeça perfurada por um arpão enquanto praticava caça submarina. Um amigo que o acompanhava em um barco, viu quando ele se feriu embaixo d'água e pediu ajuda. Bombeiros do Grupamento de Socorro de Emergência prestaram os primeiros-socorros e levaram o mergulhador para o hospital estadual, onde ele foi submetido a uma delicada cirurgia para a retirada do artefato.
O arpão, segundo os médicos, penetrou 25 centímetros da região frontal direita do cérebro do paciente. Na época, o médico que realizou a cirurgia afirmou que o paciente não perdeu a visão por milímetros." A lança passou por trás do globo ocular, perto do nervo ótico. Havia muito edema na região orbital. O arpão passou perto da artéria que vasculariza o cérebro, a carótida. Se ela fosse atingida, dificilmente ele sobreviveria", explicou o neurocirurgião Manoel Moreira.
Foram 10 dias de internação sem a necessidade de uma segunda cirurgia. De lá pra cá, Emerson voltou a trabalhar e segundo seus familiares, leva uma vida normal e produtiva.
 Fonte: globo.com
tópicos:

Homem flagra cena de tensão em avião com 168 a bordo na Finlândia

Turbina esquerda de Airbus da Lufthansa pegou fogo após decolagem.
Cena foi fotografada do chão; aeronave deu meia-volta e fez pouso.

Imagem mostra avião com problemas no ar, logo após a decolagem na Finlândia (Foto: Marjo Karppanen/MVphotos/Polaris)
Um voo comercial da aérea Lufthansa que saía de Helsinque (Finlândia) com direção a Frankfurt (Alemanha) passou por momentos de tensão no último final de semana, e a cena foi registrada do chão.
Marjo Karppanen fotografou o momento em que uma das turbinas do Airbus A321-200, com 168 pessoas a bordo, pega fogo durante problemas mecânicos. A pane ocorreu logo após a decolagem, e o avião conseguiu dar meia-volta e pousar em segurança após cerca de 15 minutos de voo para a manobra, segundo um porta-voz da Lufthansa citado pelo site do "NY Daily News".
O caso ocorreu no sábado (4), mas imagem e mais detalhes só foram divulgados posteriormente. A empresa aérea se recusou a explicar se houve uma explosão; a imagem, no entanto, mostra a chamas saindo da turbina esquerda da aeronave.
O jornal especializado "Aviation Herald" deu informações sobre o incidente em sua página. O registro diz que o voo "com 162 passageiros e seis tripulantes estava deixando a pista de decolagem 22R de Helsinque quando a turbina esquerda (V2533) emitiu vários estouros acompanhados de chamas".
"A tripulação desligou o motor e nivelou a 2.500 pés antes de retornar para a pista 15 de Helsinque para um pouso seguro cerca de 15 minutos após a decolagem", completa o periódico. O voo foi cancelado, e a Lufthansa investiga o caso.
tópicos: