Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013


Explosão em prédio da embaixada da França na Líbia deixa um ferido

Explosão teria sido provocada por carro-bomba.
Líbia considera ação ataque terrorista.


Pelo menos uma pessoa ficou ferida nesta terça-feira (23) em um atentado com carro-bomba contra a embaixada francesa em Trípoli, a capital da Líbia, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
O ferido, de nacionalidade francesa, é um dos seguranças da embaixada, acrescentou a fonte, que precisou que o atentado provocou danos consideráveis em parte do edifício e em outros dois imóveis no bairro Al-Andalus.
Anteriormente, agências internacionais de notícias informaram que o ataque havia deixado dois feridos, informação ainda não confirmada por autoridades locais.
O AQIM, braço da Al-Qaeda no norte africano, alertou sobre uma possível retaliação pela intervenção da França no Mali, mas não havia nenhuma indicação até o momento sobre quem estaria por trás de explosão de terça-feira na embaixada francesa na Líbia.
A insegurança na Líbia, consequência da incapacidade do novo governo em estender sua autoridade, fez com que várias embaixadas ocidentais aconselhassem seus cidadãos a evitar viagens ao país. No entanto, essas advertências estão centradas especialmente na cidade de Benghazi e não em Trípoli.
Após explosão, parte da fachada do prédio da embaixada francesa em Trípoli ficou destruída. (Foto: Mahmud Turkia / AFP Photoo)Após explosão, parte da fachada do prédio da embaixada francesa em Trípoli ficou destruída. (Foto: Mahmud Turkia / AFP Photoo)
Desde a queda do regime de Muamamr Kadafi, em outubro de 2011, várias missões diplomáticas foram alvo de ataques e atentados no país.
O mais grave ocorreu em setembro do ano passado, quando um ataque semelhante, na cidade de Benghazi, resultou na morte do embaixador dos EUA e de três outros americanos. Segundo autoridades dos EUA, militantes com ligações com a rede Al Qaeda provavelmente estariam envolvidos nesse ataque, mas ninguém reivindicou a autoria do ataque.
O presidente francês, François Hollande, condenou o ataque.
Segundo o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, carnificina foi evitada apenas porque o ataque ocorreu pouco antes de os funcionários da embaixada chegarem ao local para trabalhar.
"Este é um ataque que atinge não só a França, mas todos os países que lutam contra os grupos terroristas", disse ele à rede de TV BFM, acrescentando que a segurança será intensificada em toda a região.
O Exército líbio isolou o local, enquanto dezenas de pessoas estavam do lado de fora do prédio observando o estrago. Uma funcionária da embaixada chegou ao local e começou a chorar quando viu a destruição.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário