Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013


Bento 16 retorna ao Vaticano e é recebido por Francisco

Francisco recebeu o papa Emérito, Bento 16, nesta quinta-feira no Vaticano. (Foto: AFP)

O papa emérito, Bento 16, de 86 anos, retornou nesta quinta-feira, às 16h45 locais, de helicóptero, ao Vaticano, proveniente de Castel Gandolfo, onde residiu por dois meses, depois de tornar efetiva a sua renúncia, em 28 de fevereiro, anunciou o gabinete de imprensa do Vaticano. Bento 16 se instalará perto de seu sucessor, Francisco, em uma coabitação sem precedentes na história da Igreja.

Leia também:
Papa Francisco pede justiça social contra o desemprego
Papa convoca palestinos e israelenses a retomar negociações
Uma delegação oficial formada, entre outros, pelo decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, e pelo secretário de Estado, Tarcisio Bertone, que foi seu braço direito, o recebeu no heliporto, indicou o gabinete de imprensa do vaticano, que esclareceu que não distribuirá fotos de sua chegada, levantando dúvidas na imprensa sobre seu estado de saúde.
Sucessivamente, o papa Francisco recebeu pessoalmente Bento 16 na entrada do monastério "Mater Ecclesiae", onde o papa que renunciou por falta de forças residirá no Vaticano.
"O papa Francisco o recebeu com grande fraternidade e cordialidade. Depois se dirigiram à capela do monastério para uma breve oração", disse em um comunicado a Santa Sé.
O papa Emérito viverá no convento "Mater Ecclesiae", reformado para a ocasião e localizado nos jardins do menor Estado do mundo.
Desde a sua eleição, no dia 13 de março, Francisco manifestou em várias ocasiões amizade por seu antecessor e foi visitá-lo no dia 23 de março em Castel Gandolfo, 25 km ao sul de Roma.
Bento 16, que mantém o título de Sua Santidade e o direito de se vestir de branco, residirá com um pequeno grupo de assistentes, entre eles seu secretário particular, o bispo alemão Georg Gänswei.
O porta-voz papal, padre Federico Lombardi, desmentiu novamente nesta quinta-feira que o Papa Emérito esteja gravemente doente, como afirmaram meios de comunicação espanhóis depois de aparecer muito cansado, com uma bengala, durante o histórico encontro no fim de março com Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário